sexta-feira, 29 de março de 2013

Jogos de computador e a escola do futuro


Já muito se falou sobre "gamification" aplicada ao ensino. Ou seja, fazer de várias etapas da aprendizagem um jogo, de modo a envolver e motivar mais os alunos. Pessoalmente, utilizo e recomendo. Os resultados são imediatos. Qualquer tipo de jogo tem resultados garantidos em qualquer plateia, dos 8 aos 80 anos. Até os meros sorteios, que uso por tudo e por nada, são uma maneira fácil de obter atenção total, nem que seja  por breves minutos.
Sortear os grupos de trabalho, por exemplo, tem três vantagens óbvias:
- evitar que se formem sempre os mesmo grupos com as mesmas dinâmicas (a maior parte das vezes improdutivas)
- retirar ao professor a responsabilidade de formar outros grupos (diminuindo eventuais protestos e perdas de tempo)
- inserir na turma os alunos que por várias razões nunca são escolhidos, e desafiar os que se habituaram a trabalhar dentro da sua zona de conforto.
Há muitos jogos que se podem aplicar facilmente numa sala de aula, com múltiplos objetivos pedagógicos, e é minha intenção ir publicando aqui alguns. Mas para já, vale a pena ver este video e refletir sobre o que nos diz Paul Gee.
Uma das mensagens que me parece mais importante é a ideia de que as pessoas não se tornaram mais preguiçosas. Há alunos a aprender estratégias complicadíssimas de jogos de computador, enquanto afirmam que a Trigonometria de 9º ano é demasiado complicada. Os jovens não perderam o interesse pelo desafio e pela complexidade. Apenas precisam de outros recursos de aprendizagem, que promovam cada vez mais a autonomia e cada vez menos a apatia.

Para quem tem tempo e interesse no tema, aqui ficam mais 50 videos sobre Gamification:

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