quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A inclinação para a procrastinação


Quem nunca procrastinou ponha o dedo no ar.
A procrastinação é uma epidemia mundial que afeta a maioria da população. Até mesmo quem não sabe que existe um nome tão complicado para uma coisa tão simples: deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.
Aproveitando que não pus o dedo no ar, deixo aqui uma técnica simples para combater a procrastinação. É a técnica do frango assado e baseia-se em duas perguntas:

Pergunta 1: Como comer um frango assado?
R: Partindo-o aos pedaços.
Os especialistas do churrasco sabem-no bem. Não vale a pena vender um frango inteiro. A tarefa de o comer tornar-se-ia muito mais complicada, suja e confusa. Em vez disso, divide-se o frango em partes mais facilmente manejáveis.
O mesmo princípio se pode aplicar a uma tarefa, seja ela qual for. Um trabalho de pesquisa, um trabalho de casa aborrecido, ou até uma tarefa interessante que, não sabemos porquê, continuamos a adiar. O mais provável é ser uma tarefa demasiado grande. Depois de a dividirmos em partes lógicas, podemos programar a melhor altura para realizar essas mini-tarefas, consoante aquilo que é necessário. Também podemos pensar numa recompensa autoatribuída para premiar o fim de cada etapa. Desta forma, a recompensa final não parece tão longe.

Pergunta 2: Por onde começar?
R: Pela parte que mais se gosta.
É o que todos fazemos quando podemos. Começamos pela parte do frango que mais gostamos. Depois de dividir a tarefa maior em outras mais pequenas, podemos começar por aquela que mais nos interessa ou dá mais prazer. Muitas vezes o momento mais difícil é mesmo o de começar. A partir daí a inércia encarrega-se de manter o movimento.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Blog Educar Hoje | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki