Leo Babauta é um ex-jornalista que escreve no seu blog Zen Habits sobre como simplificar a vida. No seu artigo “Nove competências essenciais que as crianças deviam aprender”, afirma que o atual sistema educativo não prepara os alunos para o mundo de amanhã.
Começa por contar como foi educado num sistema que acreditava que o mundo em que existia permaneceria igual para sempre, apenas com pequenas mudanças. Foi treinado com base num conjunto de capacidades exigidas pelos empregos com mais saída nos anos 80, e não na década de 2000. Nos anos 80 os computadores pessoais praticamente não existiam e a internet era apenas um sonho de escritores de ficção científica. “Não tínhamos a mínima ideia do que o mundo tinha reservado para nós”.
E continuamos a não ter. Mas o que não podemos fazer, defende o autor, é continuar a educar as nossas crianças com base no presente e ainda menos com base no passado, porque, agora como nunca, o mundo muda a uma velocidade estonteante e os factos que ensinamos hoje estarão rapidamente obsoletos.
Vão começar o ano com estes computadores novos, e quando o ano acabar, já vão estar obsoletos.
1. Fazer perguntas
2. Resolver problemas
3. Desenvolver projetos
4. Encontrar motivação
5. Independência
6. Ser feliz sem ajuda
7. Compaixão
8. Tolerância
9. Lidar com a mudança
Não podemos fornecer aos nossos alunos um compêndio de conhecimentos que os prepare para a vida que vão ter, nem podemos prepará-los para uma carreira específica com as características que as carreiras têm hoje. Acima de tudo devemos prepará-los para serem flexíveis, capazes de aprender, e resolver quaisquer que sejam os problemas que o futuro lhes reserva.
0 comentários:
Postar um comentário